Novo Direito Constitucional Comparado

Editora: Juruá

Autor: Ivo Dantas

ISBN: 9788536226910

R$130,00 R$100,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 432

Encadernação: Brochura

Ano: 2010

Título: Novo Direito Constitucional Comparado

Editora:Juruá

Autor: Ivo Dantas

ISBN: 9788536226910

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 432

Encadernação: Brochura

Ano: 2010

- 3ª edição
Resenha:
A atenção que o Professor Ivo Dantas, com seu notório cuidado de investigador rigoroso e meticuloso, através de uma visão interdisciplinar, dedicou ao assunto, é mais um dos muitos aspectos que valorizam esta nova e necessária edição de seu livro. Como sempre o faz em seus trabalhos, este assunto é por ele examinado de maneira exaustiva, em que são firmados os pressupostos metodológicos do estudo e analisadas as correntes doutrinárias mais representativas. Especialista na comparação, com enfoque particular sobre o direito constitucional, o Professor Ivo Dantas traz à colação, em momento notadamente significativo, o pensamento mais abalizado da hermenêutica constitucional, que, sobretudo, em suas fontes alemãs e norte-americanas, tem tido evidente aceitação nos meios jurídicos brasileiros. Alerta, todavia, para as necessárias cautelas com que devem ser efetuados os transplantes legais e recebidas estas influências doutrinárias estrangeiras, ante as especificidades do nosso sistema jurídico. Permito-me, ainda, pelo interesse pessoal que me despertaram, realçar não apenas o seu ineditismo ao conferir divulgação mais ampla às regras sobre recepções de instituições jurídicas estrangeiras de Roberto Molina Pasquel , como também a sua evocação dos ensinamentos sobre as distintas repercussões da recepção do Direito Romano, do grande e saudoso romanista paraense, Professor Silvio Meira,
Ao reiterar ao Professor Ivo Dantas os agradecimentos por ter-me, generosamente, associado, por meio destas linhas, a esta obra já fundamental para os comparatistas, reporto-me à observação de René Dekkers sobre o papel do direito como instrumento de paz, que o A., com extrema felicidade, incluiu em seu importante trabalho, fazendo-nos refletir sobre a força de que dispõem os juristas para a construção e preservação da paz.


Profa. Dra. ANA LÚCIA DE LYRA TAVARES

CURRÍCULO DO AUTOR
Ivo Dantas é Professor Titular (antigo Catedrático) da Faculdade de Direito do Recife - UFPE.  Doutor em Direito Constitucional - UFMG.  Livre-Docente em Direito Constitucional - UERJ.  Livre Docente em Teoria do Estado - UFPE.  Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas.  Membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas.  Presidente do Instituto Pernambucano de Direito Comparado.  Presidente da Academia Pernambucana de Ciências Morais e Políticas.  Miembro del Instituto IberoAmericano de Derecho Constitucional México).  Miembro del Consejo Asesor del Anuario IberoAmericano de Justicia Constitucional, Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (CEPC), Madrid.  Ex- Diretor da Faculdade de Direito do Recife - UFPE.  Membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas.  Fundador da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democráticos.  Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Pernambuco.  Membro do Instituto Pimenta Bueno - Associação Brasileira dos Constitucionalistas.  Professor Orientador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme aprovação do Colegiado, em 31 de maio de 2001. Juiz Federal do Trabalho - (aposentado).  Vice-Presidente da Comissão de Precatórios Judiciais da OAB, Secção de Pernambuco.  Advogado e Parecerista.

Direito Constitucional

Livros em Promoção -> Promoção