Filosofia da Identidade Jurídica

Editora: Juruá

Autor: Rafael Otávio Ragugnetti Zanlorenzi

ISBN: 9788536242934

R$120,00 R$100,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 334

Encadernação: Brochura

Ano: 2013

Título: Filosofia da Identidade Jurídica

Editora:Juruá

Autor: Rafael Otávio Ragugnetti Zanlorenzi

ISBN: 9788536242934

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 334

Encadernação: Brochura

Ano: 2013

Resenha:
Operar sobre os limites da justiça torna-se uma tarefa de recomposição dos processos pelos quais nós mesmos somos levados a ignorar essas intermitências da linguagem e marchar para dentro de ilusões coerentes, tentando ser, num momento posterior, uma forma de desatar esses passos e encontrar através deles uma imersão na própria experiência de justiça, ou antes, do justo e do injusto.
As quatro partes que compõem a presente pesquisa dizem respeito a esse trajeto em sentido preciso. Para a primeira delas, designou-se uma imersão na racionalidade linguística, sobretudo a partir do pensamento da Modernidade Tardia. A primeira parte pode ser resumida no duelo filosófico de homens que pretendem segurar a pena e domar a palavra, mas que se veem constantemente engolidos por ela, incapazes de desatar os nós que prendem a eles o mundo.
Daí se desdobra a segunda parte, como verter a justiça em sua própria condição discursiva, apartada, e talvez inexistente em si mesma, para além das palavras. Novamente, trata-se de uma tentativa de fugir de certas relações, do sentir-se injustiçado e do manifestar com isso algo como injusto, e ao mesmo tempo do buscar a justiça como uma interrogação, um suposto ponto de equilíbrio que nunca se forma.
As duas partes que se seguem são, em seus momentos, tentativas de resgatar a visão da experiência do ser e do ser do justo, como vias possíveis para a constituição do conhecimento. Na terceira parte, o eixo é o da própria condição da designação para além de si e da constituição do sentido dentro desse contexto. A quarta parte, por sua vez, pretende resgatar as experiências contidas nos limites do justo enquanto fenômeno, reconstruindo-o para além do âmbito formular linguístico.

CURRÍCULO DO AUTOR
Rafael Otávio Ragugnetti Zanlorenzi é Doutor em Filosofia do Direito pela UFPR. Mestre em Direito pela mesma instituição. Especialista em Direito Securitário e Empresarial também pela UFPR. Professor da Universidade Positivo e da Faculdade Estácio, ministrando as disciplinas de Teoria do Direito e Filosofia do Direito. Professor de Filosofia do Direito do curso de pós-graduação da FEMPAR - Escola do Ministério Público do Estado do Paraná. Trabalhou como professor em diversos cursos de pós-graduação, tendo sido coautor de obras didáticas para o ensino da Filosofia e da Filosofia do Direito. Autor de vários artigos com ênfase na contrametodologia do Direito e ontologia jurídica.

Filosofia

Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito

Livros em Promoção -> Promoção