Editora: Juruá
Autor: Marcelo Alves
ISBN: 9788536217468
R$59,00Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 100
Encadernação: Brochura
Ano: 2007
Editora:Juruá
Autor: Marcelo Alves
ISBN: 9788536217468
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 100
Encadernação: Brochura
Ano: 2007
Resenha:
A leitura que tem predominado no âmbito jurídico brasileiro em relação à tragédia Antígona, de Sófocles, é a de que, por meio de seu desfecho, ela expressaria uma vitória incontestável do Direito Natural sobre o Direito Positivo. Este ensaio procura construir uma leitura capaz de pensar em outros termos a grande polêmica que a peça coloca em movimento no que diz respeito às relações entre Direito e Moral. Para tanto, a leitura toma como ponto de partida o reconhecimento da peça como obra de arte e toda a complexidade que ela comporta e dinamiza. Isso implica pensar o elemento jurídico a partir do contexto criado pela peça, em sintonia com a diversidade e a coerência interna que Antígona encerra.
O resultado é uma leitura que oferece subsídios para uma compreensão crítica da peça capaz de contribuir para as reflexões sobre as relações entre Direito e Moral e entre Direito e Política.
CURRÍCULO DO AUTOR
Marcelo Alves é graduado em Filosofia e Mestre em Teoria Literária pela UFSC. É autor dos livros: Camus: entre o Sim e o Não e Nietzsche e Leviatã: o demiurgo das paixões. Atualmente, leciona Pesquisa e orienta vinculado aos Cursos de Direito e Relações Internacionais da Univali/SC, onde ministra as disciplinas Filosofia, Filosofia do Direito e Teoria Política, e é responsável pela Linha de Pesquisa em Direito e Literatura.
SUMÁRIO DA OBRA
Introdução
As origens da tragédia grega
O papel político-pedagógicoda tragédia grega
A tragédia do herói para ensinamento do cidadão
A Antígona de Sófocles
O edito de Creonte: o jurídico no trágico
A lei de Antígona
A lei de Creonte
As lições da tragédia
Antígona e o Direito
Referências
Filosofia
Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito
Livros em Promoção -> Promoção