Tutela dos Direitos da Personalidade na Atividade Empresarial

Editora: Juruá

Autor: Luiz Eduardo Gunther (Coord.)

ISBN: 978853622235-6

R$100,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 320

Encadernação: Brochura

Ano: 2008

Título: Tutela dos Direitos da Personalidade na Atividade Empresarial

Editora:Juruá

Autor: Luiz Eduardo Gunther (Coord.)

ISBN: 978853622235-6

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 320

Encadernação: Brochura

Ano: 2008

Tutela dos Direitos da Personalidade na Atividade Empresarial
Coordenador: Luiz Eduardo Gunther

Neste Volume:
 Relação de Emprego e Direitos da Personalidade: Por um Emprego Digno;
 Fragmentos Paradigmáticos da Responsabilidade Civil no Ordenamento;
 O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e a Lei 11.101/05;
 Meio Ambiente do Trabalho : Função Social e Sustentabilidade;
 Natureza Jurídica do Direito de Personalidade;
 O Direito Geral de Personalidade e o Conceito de Dano Moral Trabalhista;
 A Proteção à Propriedade Intelectual como Problema Jurídico;
 Os Direitos da Personalidade e Suas Repercussões na Atividade Empresarial;
 A Tutela Coletiva e o Rompimento com o Paradigma Processual Liberal-Individual: um Instrumento de Proteção aos Direitos da Personalidade;
 Convenção Coletiva de Trabalho como Meio de Preservação dos Direitos Fundamentais e Harmonização de Interesses Econômicos;
 Da Proibição de Retrocesso como Forma de Concretização dos Direitos;
 O Intérprete do Direito e a Nova Ordem Principiológica Constitucional;
 O Direito Empresarial e o Meio Ambiente - em Busca de uma Proteção Ambiental Ética e Racional.
CURRÍCULO DO AUTOR
Coordenador:
Luiz Eduardo Gunther - Desembargador Federal do Trabalho Vice-Presidente do TRT da 9º Região; Doutor e Mestre pela UFPR; Professor da graduação, especialização e mestrado do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho.
Colaboradores:
Ana Paula Pavelski - Advogada; mestranda em Direito pelo Centro Universitário Curitiba.
Benedito Aparecido Tuponi Júnior - Advogado trabalhista; graduado pela PUCPR; Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos IBEJ/PR; Especialista em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito de Curitiba/PR; mestrando pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.
Carlos Roberto Claro - Advogado; Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Unicuritiba; Professor de Direito Comercial do Unicuritiba.
Dinizar Domingues - Administrador e Advogado; diplomado pela Fempar - Fundação Estadual do Ministério Público do Estado do Paraná; Pós-graduado em Direito Tributário Contemporâneo pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba; Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Arthur Tomaz, de Londrina; mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.
Fabio Freitas Minardi - Advogado trabalhista; Especialista em Direito Processual e Material do Trabalho certificado pela Faculdade de Direito de Curitiba e pela Escola de Magistratura do Trabalho e do Estado do Paraná; Professor universitário da Famec e da Unifae; mestrando em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.
José Affonso Dallegrave Neto - Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR; Advogado membro do Instituto dos Advogados Brasileiros; Professor do curso de Pós-graduação do Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba; Diretor da Abrat - Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas; membro da ANDT - Academia Nacional de Direito do Trabalho; membro da JUTRA - Associação Luso-Brasileira dos Juristas do Trabalho.
Luiz Alberto G. Gomes Coelho - Advogado; Especialista em Direito do Trabalho pela APEJ - Unibrasil; mestrando em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba; Professor de Direito Processual do Trabalho nas Faculdades Dom Bosco.
Luis Gustavo de Andrade - Advogado; Professor e mestrando em Direito pelo Unicuritiba.
Miriam Cipriani Gomes - Professora da graduação e da Pós-graduação de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho do Unicuritiba - Centro Universitário Curitiba; Professora da Escola Superior da Advocacia da OAB/PR; Professora da Pós-graduação da APEJ - Associação Paranaense de Estudos Jurídicos; Especialista em Direito Processual Civil pelo IBEJ; mestranda do Unicuritiba.
Raphaella Benetti da Cunha - Graduada em Direito pela UERJ; Especialista em Direito Tributário pelo IBEJ/PR e em Direito Público pela Esmafe/PR. É Advogada em Curitiba e mestranda pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba.
Renata Cristina Obici - Formada pela Unipar - Universidade Paranaense, campus Umuarama; Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas; mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Unicuritiba - Centro Universitário Curitiba, orientanda do Prof. Dr. Carlyle Popp; Advogada no Estado do Paraná.
Tais Martins - Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania no Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba; Professora de Direito Civil, Introdução ao Estudo do Direito, Direito do Consumidor junto à Faculdade Dom Bosco e Professora de Introdução ao Estudo do Direito na Universidade Tuiuti do Paraná; membro do Grupo de Pesquisa Virada de Copérnico da UFPR - capitaneado pelo Prof. Dr. Luiz Edson Fachin; membro do Grupo de Pesquisa Efetividade dos Preceitos Constitucionais sobre Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Sociambiental: Quo Vadis Empresa Brasileira? - coordenado pela Profa. Dra. Gisela Maria Bester. Voluntária em programas de Cidadania; membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/PR; membro do IBRADH, AJIAL de Curitiba/Paraná e do IDCC de Londrina/Paraná.
SUMÁRIO DA OBRA
RELAÇÃO DE EMPREGO E DIREITOS DE PERSONALIDADE: POR UM EMPREGO DIGNO Ana Paula Pavelski
FRAGMENTOS PARADIGMÁTICOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Benedito Aparecido Tuponi Júnior
O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A LEI 11.101/05 Carlos Roberto Claro
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO: FUNÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE Dinizar Domingues
NATUREZA JURÍDICA DO DIREITO DA PERSONALIDADE Fabio Freitas Minardi
O DIREITO GERAL DE PERSONALIDADE E O CONCEITO DE DANO MORAL TRABALHISTA José Affonso Dallegrave Neto
A PROTEÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO PROBLEMA JURÍDICO Luís Alberto G. Gomes Coelho
OS DIREITOS DA PERSONALIDADE E SUAS REPERCUSSÕES NA ATIVIDADE EMPRESARIAL Luiz Eduardo Gunther
A TUTELA COLETIVA E O ROMPIMENTO COM O PARADIGMA PROCESSUAL LIBERAL-INDIVIDUAL: UM INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE Luiz Gustavo de Andrade
CONVENÇÃO COLETIVA DE TRAB ALHO COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E HARMONIZAÇÃO DE INTERESSES ECONÔMICOS Miriam Cipriani Gomes
DA PROIBIÇÃO DE RETROCESSO COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Raphaella Benetti da Cunha
O INTÉRPRETE DO DIREITO E A NOVA ORDEM PRINCIPIOLÓGICA CONSTITUCIONAL Renata Cristina Obici
O DIREITO EMPRESARIAL E O MEIO AMBIENTE - EM BUSCA DE UMA PROTEÇÃO AMBIENTAL ÉTICA E RACIONAL Tais Martins

Direito Civil -> Direito Civil

Direito Constitucional

Direito Empresarial -> Direito Empresarial