Direito Natural em Tomás de Aquino

Editora: Sergio Antonio Fabris Editor

Autor: John Finnis

ISBN: 9788575254462

R$46,00



Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 128

Encadernação: Brochura

Ano: 2007

Título: Direito Natural em Tomás de Aquino

Editora:Sergio Antonio Fabris Editor

Autor: John Finnis

ISBN: 9788575254462

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 128

Encadernação: Brochura

Ano: 2007

Autor: John Mitchell Finnis, Oxford University e Notre Dame Law School
Tradução: Leandro Cordioli
Revisão: Elton Somensi de Oliveira
Resenha:
O livro é composto por dois ensaios atualizados do professor John Finnis, que se tornou famoso por reintroduzir o direito natural no contexto moderno. Na primeira parte é tratada a Filosofia Moral, Política e Jurídica de Tomás de Aquino discutindo-se de forma mais ampla as teorias de direito natural. Na segunda, o professor John Finnis passa em revista mais estritamente as críticas e concepções juspositivistas a respeito das Teorias de Direito Natural, afastando equívocos e demonstrando que as principais teses juspositivistas nunca foram negadas pelos teóricos da lei natural. Essa edição foi vertida para o vernáculo por Leandro Cordioli e revisada técnico-linguisticamente por Elton Somensi de Oliveira. Contando também com prefácio do próprio Autor, elaborado particularmente para a versão brasileira, e comentário na orelha da capa por Luis Fernando Barzotto.
*Sobre John Finnis:
Nasceu em 28 de julho de 1940 em Adelaide, na Austrália. Após ter concluído os seus estudos universitários, recebeu uma bolsa para estudar na Universidade de Oxford. Cursou doutorado na instituição sob a orientação de H.L.A. Hart (o maior teórico do direito do século 20 no contexto anglo-saxão), entre 1962 e 1965. Atualmente é Fellow do University College e Professor of Law and Legal Philosophy na mesma universidade (desde 1989). Também é, desde 1995, o primeiro Biolchini Family Professor of Law, na Notre Dame University e co-editor do American Journal of Jurisprudence, uma das principais revistas de filosofia do direito.
Finnis foi um dos primeiros membros laicos da Comissão Teológica Internacional da Santa Sé (entre 1986 e 1991), é Fellow da British Academy (desde 1989) e membro da Pontifícia Academia Pro Vita. Lecionou na California University-Berkeley (1965-1966), como professor assistente na cadeira de metodologia jurídica, na Adelaide University, na Malawi University (entre 1976 e 1978) e no Boston College Law School (entre 1993 e 1994). E exerceu durante muito tempo a advocacia como barrister nos tribunais de Londres, prestando serviço a uma série de governos australianos em questões envolvendo a federação.
Em 1966 retornou a Oxford para se tornar Stowell Civil Law Fellow and Praelector in Jurisprudence do University College e, depois, assumir a função de Rhodes Reader in the Laws of the British Commonwealth and the United States of América, até 1989.

Filosofia

Introdução ao Direito

Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito

Traduções safE