Título: Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica, Vol. 11
Editora:Livraria do Advogado
Autor: Lenio Streck, Leonel severo Rocha, Wilson Engelmann
ISBN: 978-85-7348-961-3
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 360
Encadernação: Brochura
Ano: 2015
Resenha:
Os textos que integram este Anuário representam o aprofundamento de temas de ponta para o Direito e servem como um indicador sofisticado do trabalho realizado nas duas Linhas de Pesquisa em que está organizado o Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado - da UNISINOS: Linha de Pesquisa 1: "Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos" e Linha de Pesquisa 2: "Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização". Os textos mostram que as variadas temáticas de cada uma das Linhas de Pesquisa encontram-se em constante movimento de sofisticação, aspecto que permite a sua sintonia com a agitação das relações sociais, as quais assumem contornos cada vez mais inusitados. Os textos são um reflexo direto do espírito empreendedor e inquieto de cada um dos pesquisadores e do conjunto de alunos que os acompanham.
SOBRE O(S) AUTOR(ES):
LENIO LUIZ STRECK
É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos (RS); Doutor e Pós-Doutor em Direito; Ex-Procurador de Justiça (MP/RS). Advogado parecerista. Presidente de Honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica (IHJ).
LEONEL SEVERO ROCHA
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989) e Pós-doutorado em Sociologia do Direito pela Universita degli Studi di Lecce. Atual-mente é Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado, Capes 6), bem como é Professor do curso de Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), estabelecendo Convênio PROCAD. Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1 D) .
WILSON ENGELMANN
É Doutor e Mestre em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS/RS/Brasil; Coordenador Executivo do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS; Professor de Metodologia da Pesquisa Jurídica em diversos Cursos de Especialização em Direito da UNISINOS; Professor de Teoria Geral do Direito e Introdução ao Estudo do Direito do Curso de Graduação em Direito da UNISINOS; Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
ANDERSON VICHINKESKI TEIXEIRA
É Doutor em Teoria e História do Direito pela Università degli Studi di Firenze (IT), com estágio de pesquisa doutoral junto à Faculdade de Filosofia da Université Paris Descartes-Sorbonne. Estágio pós-doutoral junto à Università degli Studi di Firenze. Mestre em Direito do Estado pela PUC/RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado/Doutorado) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Advogado e consultor jurídico.
ANDRÉ LUÍS CALLEGARI
É Doutor em Direito pela Universidad Autónoma de Madrid. Doutor honoris causa pela Universidade Autónoma de Tlaxcala - México. Doutor honoris causa pelo Centro Universitário del Valle de Teotihuacan - México. Professor de Direito Penal nos Cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Advogado Criminalista.
DARCI GUIMARÃES RIBEIRO
É Advogado. Pós-Doutor pela Università degli Studi di Firenze. Doutor em Direito pela Universitat de Barcelona. Mestre e Especialista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professor Titular de Direito Processual Civil da UNISINOS e PUC/RS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil. Membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual Civil. Membro da International Association of Procedural Law. Este trabalho é parte do projeto I+D do Ministério de Economia e Competitividade da Espanha, intitulado: "La prueba civil a examen: estudio de sus problemas y propuestas de mejora" (DER 2013-43636-P) do qual sou pesquisador ativo.
DÉLTON WINTER DE CARVALHO
É Pós-Doutor em Direito, University of California at Berkeley, USA. Doutor e Mestre em Direito UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito, nível Mestrado e Doutorado, da UNISINOS. Advogado, Parecerista e Consultor jurídico. deltonwc@via-rs.net. Autor de diversos artigos e livros publicados nacional e internacionalmente.
FERNANDA FRIZZO BRAGATO
É Doutora em Direito.
JOSE LUIS BOLZAN DE MORAIS
É Mestre em Ciências Jurídicas (PUC/RJ). Doutor em Direito do Estado (UFSC/Université de Montpellier I). Pós-doutor em Direito Constitucional (Univ. de Coimbra). Pesquisador Produtividade CNPq. Professor do PPGD UNISINOS. Professor convidado: Universidade de Sevilla; Universidade de Roma I e Universidade de Firenze. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul.
JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ
É Professor do PPG (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS e Pesquisador Permanente do CEBRAP/SP.
MARCIANO BUFFON
É Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) e da graduação na UNISINOS. Advogado na área tributária.
MARIA EUGENIA BUNCHAFT
É Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. Professora de Direito Constitucional da Graduação da Unisinos. Doutora e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Pós-Doutora em Filosofia na UFSC.
SANDRA REGINA MARTINI VIAL
É Doutora em Direito, Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti, Università Degli Studi di Lecce e pós-doutora em Direito, Università degli studi di Roma Tre. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Scuola Dottorale Internazionale Tullio Ascarelli e professora visitante da Università Degli Studi di Salerno. Foi diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul de 2007 a 2010, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).Pesquisadora CNPq.
TAYSA SCHIOCCHET
É Doutora em Direito pela UFPR, com período de pesquisas doutorais na Université Paris I - Panthéon Sorbonne e FLACSO, Buenos Aires. Pós-Doutorado em Madrid, Espanha (UAM). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISINOS. Professora convidada na Université Paris X - Nanterre La Défense. Líder do Grupo de Pesquisa |BioTecJus| Estudos Avançados em Direito, tecnociência e biopolítica.
TÊMIS LIMBERGER
É Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Sevilha. Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico - IBDE, da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Derecho e Informática - FIADI e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Direito Internacional.
VICENTE DE PAULO BARRETTO
É Doutor em Direito, Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS, Decano da Escola de Direito da UNISINOS, Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentação Ética dos Direitos Humanos/Linha de Pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização do PPG em Direito da UNISINOS.