Editora: Sergio Antonio Fabris Editor
Autor: Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy
ISBN: 9788575255520
R$74,00Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 160
Encadernação: Brochura
Ano: 2011
Editora:Sergio Antonio Fabris Editor
Autor: Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy
ISBN: 9788575255520
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 160
Encadernação: Brochura
Ano: 2011
Subtítulo: Em Roberto Mangabeira Unger
Extrato Parcial da Introdução
O presente ensaio tem por objetivo explorar o conceito de educação e de educação jurídica em Roberto Mangabeira Unger. Foca-se o pensamento deste intelectual e ativista brasileiro em duas vertentes. Inicialmente, centra-se em sua produção de publicista, com base em artigos de jornal e em outras intervenções pontuais.
Neste sentido, têm-se como referência alguns artigos que Mangabeira publicou na Folha de São Paulo, a exemplo de Como Melhorar o Ensino, Ensino e Futuro, Consenso para Educar, Ensino Já, Educação sem Romantismo, Educação: Escolhas, Revolucionar o Ensino Público e Virada na Educação. Reporta-se também a artigo que Mangabeira publicou com Fernando Haddad, Ministro da Educação do Governo Lula, também na Folha de São Paulo, intitulado de Ensino Público de Qualidade.
Quanto à percepção de Mangabeira no que se refere à educação jurídica, toma-se como base o texto Uma Nova Faculdade de Direito no Brasil, disponível no website de Mangabeira, a par de apontamentos de intervenção que o pensador fez no Rio de Janeiro, em palestra na Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas.
Explora-se também, e principalmente, a ação de Roberto Mangabeira Unger, enquanto Ministro de Estado Secretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, cargo que ocupou de 17 de junho de 2007 a 29 de junho de 2009. Mangabeira coordenou e produziu conjunto de propostas e iniciativas, denominadas de Duas Iniciativas para Mudar a Educação no Brasil ...
SUMÁRIO
1) O contexto da obra de Roberto Mangabeira Unger
2) A educação na obra do filósofo reformista e na militância do publicista revolucionário
3) A educação na ação do político e planejador
4) A educação jurídica na percepção do jurista transformador
Bibliografia
Direito Constitucional