O DIREITO NO JOVEM LUKÁCS

Editora: Alfa-Omega

Autor: Sílvio Luiz de Almeida

ISBN: 9788529500607

R$66,00 R$47,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 130

Encadernação: Brochura

Ano: 0

Título: O DIREITO NO JOVEM LUKÁCS

Editora:Alfa-Omega

Autor: Sílvio Luiz de Almeida

ISBN: 9788529500607

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 130

Encadernação: Brochura

Ano: 0

Resenha:

O direito no jovem Lukács propõe, de maneira importante e inovadora, um "acerto de contas" com História e consciência de classe, colocando o direito frente a frente com o legado da mítica criação de Georg Lukács. A relação entre a chamada "ciência" do direito e a ideologia, o problema da "neutralidade científica" defendida pelo positivismo, o papel do direito no processo de reificação e a tensão existente entre consciência de classe e legalidade são algumas questões de relevância fundamental presentes em História e consciência de classe, e cujo enfrentamento, especificamente no campo jurídico, é proposto em O direito no jovem Lukács. Para a filosofia do direito, seja ela brasileira ou até mesmo mundial, este livro de Silvio Luiz de Almeida abre novos e importantes caminhos.
História e consciência de classe é considerado um dos livros mais importantes da filosofia do século XX. Tida como a obra inaugural do chamado "marxismo ocidental", influenciou de forma decisiva pensadores como Herbert Marcuse, Max Horkheimer, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Lucien Goldmann, Agnes Heller, István Mészáros, entre outros.
Embora seu impacto tenha sido muito grande para a filosofia e as ciências sociais, o campo do direito sempre se manteve distante de um debate mais profundo sobre suas concepções revolucionárias. Mas Lukács, em diversas passagens de seu livro, refere-se expressamente à "ciência jurídica", em clara demonstração da importância do direito para a compreensão da totalidade social. Por tudo isso, O direito no jovem Lukács surge como oportunidade ímpar de elevar o debate teórico-jurídico para além das questões de natureza técnica e dos devaneios idealistas e positivistas que tanto afastam o direito de uma perspectiva emancipatória.

Ciências Sociais

Filosofia

História

Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito

Livros em Promoção -> Promoção