Direito Processual Civil - Institutos Fundamentais

Editora: Juruá

Autor: Guilherme Freire de Barros Teixeira

ISBN: 9788536217024

R$84,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 288

Encadernação: Encadernação Especial

Ano: 2007

Título: Direito Processual Civil - Institutos Fundamentais

Editora:Juruá

Autor: Guilherme Freire de Barros Teixeira

ISBN: 9788536217024

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 288

Encadernação: Encadernação Especial

Ano: 2007

SINOPSE
O livro traça, a partir dos quatro institutos fundamentais do direito processual (jurisdição, ação, defesa e processo), as linhas mestras da disciplina intuitiva "Teoria Geral do Processo", enfoca sob a vertente do processo civil, embora boa parte dos assuntos abordados também se aplique ao processo penal. São abordadas nações preliminares do direito processual, sua evolução histórica, o estudo da norma e os princípios gerais, alguns dos mais importantes preceitos fundamentais do processo civil, como jurisdição, competência, ação, exceções, processo, sujeitos, ato processual, vícios, coisa julgada e prova.
Fruto de muita reflexão e debate, a obra tem por escopo, de modo claro e objetivo, elucidar os mais importantes temas da matéria. Ao mesmo tempo, também foram tratados os assuntos com a profundidade necessária ao perfeito entendimento da teoria geral do direito processual, bem como situar e familiarizar o estudioso do processo às raízes sistemáticas da ciência. De igual modo, foi adotada uma visão crítica dos itens abordados, sobretudo pela origem acadêmica dos autores, oriundos da denominada "Escola Processual de São Paulo". Desse modo, não perdeu a obra a imprescindível atualidade, inclusive porque, respeitados os limites de um trabalho dessa natureza, sempre que necessário, foram invocados subsídios da doutrina processual estrangeira contemporânea.
CURRÍCULO DO AUTOR
Guilherme Freire de Barros Teixeira é Mestre e Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Taubaté - Unitau; Professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, núcleos de Curitiba, e de cursos de pós-graduação em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina; membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP; Promotor de Justiça no Estado do Paraná.
Junior Alexandre Moreira Pinto é Mestre e Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Taubaté - Unitau; Professor nos cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu na Universidade de Taubaté; Advogado em São Paulo e no Vale do Paraíba.

Direito Processual Civil