A Liquidação de Imposto e a sua Fundamentação

Editora: Coimbra

Autor: Paulo Marques - Carlos Costa

ISBN: 9789723220674

R$398,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 190

Encadernação: Brochura

Ano: 2013

Título: A Liquidação de Imposto e a sua Fundamentação

Editora:Coimbra

Autor: Paulo Marques - Carlos Costa

ISBN: 9789723220674

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 190

Encadernação: Brochura

Ano: 2013

Resenha:

"A Liquidação de Imposto e a sua Fundamentação passa a ocupar um merecido lugar de destaque na doutrina nacional, não apenas no domínio específico que é objeto desta importante monografia, mas também no âmbito do chamado Direito das Garantias dos Contribuintes.

Usando de uma linguagem simples e facilmente perceptível por leigos e especialistas, o Dr. Paulo Marques e o Dr. Carlos Costa dão assim à estampa um contributo técnico exemplar num domínio nevrálgico da relação tributária e em que, cada vez mais, urge estimular uma relação de confiança entre os responsáveis pela liquidação dos impostos e os seus administrados."

In prefácio
Dr. Paulo Núncio (Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais)


Eis pois chegado o momento de levar a público diversos temas ligados ao muito relevante dever legal de fundamentação, que tantas e tantas vezes tem sido estudado e debatido nas nossas doutrina e jurisprudência, administrativa e tributária, com o maior dos interesses. Mas aqui, tendo por ensejo, a jusante, a liquidação de imposto.

São assim afloradas questões como a conceptualização, evolução e alcance do acto tributário (liquidação) e algumas características do Imposto, bem como a conceptualização, alcance e requisitos do dever legal de fundamentação, as suas especificidades no procedimento tributário, as consequências da sua inobservância, a notificação dos fundamentos e a (in)eficácia da liquidação, a fundamentação do acto tácito, as situações especiais (preços de transferência, tributação indirecta, juros compensatórios, medidas antiabuso, derrogação do sigilo bancário, reversão do processo de execução fiscal), entre outros.

Direito Empresarial -> Direito Empresarial

Direito Tributário

Livros Importados -> Direito Empresarial/Trib.