Editora: Revan
Autor: Vivaldo Barbosa
ISBN: 9788571064034
R$75,00Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 670
Encadernação: Brochura
Ano: 2010
Editora:Revan
Autor: Vivaldo Barbosa
ISBN: 9788571064034
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 670
Encadernação: Brochura
Ano: 2010
Entre Individualismo e Comunidade
Resenha:
A comunidade nacional há de ser o meio, o ponto de partida para se encontrar as respostas aos desafios que se colocam para a humanidade desfrutar a vida com dignidade. Nela, lodos devem ser tratados com respeito e ler acesso aos Itens da vida moderna. Há de ser buscada a filosofia que formule as concepções desses novos tempos pós-crise. firme uma metafísica que seja o reflexo dos ideais de comunidade, se assente na dialética e acolha o caráter de comunidade da vida do gênero humano.
A filosofia de Roberto Mangabeira Unger foi a que andou mais perto. Sua formulação é a mais instigante: afora as concepções de organização do trabalho, suas propostas são as mais ousadas, as que locam as fronteiras dessa filosofia pela qual clamamos. 0 desafio maior é como jogar os ideais de vida comunitária, já experimentados polo homem no dia-a-dia de sua vida em família, por sobre o local de trabalho. Como organizar a comunidade de trabalho. 0 capital ó a força dominadora e extremamente autoritária do local de trabalho, mesmo quando possuído pelo Estado. A nova filosofia haverá de fazer o homem prevalecer, com seu Irabalho, sua criatividade, sua capacidade de fazer, de transformar a natureza, de realizar o seu espírito.
Vivaldo Barbosa é advogado formado pela UERJ. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Harvard.É professor da UNIRIO, foi professor da PUC, da Cândido Mendes e da Fundação Getúlio Vargas. Foi Secretário de Justiça do Rio no Governo de Leonel Brizola, foi Deputado federal e líder da Bancada do PDT. Escreveu diversos artigos em jornais e textos para co-autoria de alguns livros e e autor do livro Rebelião da Legalidade e Rebelião da Legalidade, ambos da Fundação Getúlio Vargas, e Meeiros de café. gente e ocupação da zona proibida do Caparaó, da Editora Revan.
Geografia
Introdução ao Direito -> Ciência Política