Editora: Sergio Antonio Fabris Editor
Autor: Gustavo Smizmaul Paulino
ISBN: 9788575254578
R$130,00Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 358
Encadernação: Brochura
Ano: 2008
Editora:Sergio Antonio Fabris Editor
Autor: Gustavo Smizmaul Paulino
ISBN: 9788575254578
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 358
Encadernação: Brochura
Ano: 2008
Autor Gustavo Smizmaul Paulino - Mestre em Filosofia do Direito do Estado pela PU/SP. Professor Universitário. Advogado
SUMÁRIO:
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1 - A crise contemporânea da universidade
1.1. Escorço histórico sobre a universidade
1.1.1. A universidade medieval
1.1.2. A universidade moderna
1.1.2.1. A universidade franco-cartesiana
1.1.2.2. A universidade alemã
1.1.3. A universidade pós-Segunda Guerra Mundial
1.2. A universidade no cenário internacional
1.2.1. Estados Unidos da América
1.2.2. França
1.2.3. Inglaterra
1.2.4. Síntese sobre a experiência internacional
1.3. Educação ou mercado
Capítulo 2- As razões da crise do ensino do Direito
2.1. As razões anômalas e o ensino "de papel"
2.1.1. A sociedade como sistema social
2.1.2. O (sub)sistema educacional
2.1.3. Inclusão/exclusão na sociedade moderna
2.2. As razões regulares e a integração social por
meio do ensino "do pape "
2.2.1. Cultura jurídica e conservadorismo
2.2.2. Síntese da crise do ensino do Direito
Capítulo 3- A concepção conservadora do ensino superior: convergência para a formatação do profissional competente
3.1. O modelo vigente de ensino jurídico
3.1.1. A comunicação jurídica e o conservadorismo acadêmico
3.1.1.1 A linguagem do Direito
3.1.2. O Direito como tecnologia e o ensino jurídico
para a formatação do operador do Direito
3.2 A título de provocação: o dilema entre a poética
e o mercado jurídico
Capítulo 4 - A concepção transformadora da educação
superior: subsídios para um saber emancipatório
4.1. Theoría, prcíxis e po(esis: uma tentativa de rearticulação
em epistemologia
4.1.1. O Direito na Era praxeológica e a alternativa poiética
Capítulo 5- Epistemagogia da autoria: um outro projeto educacional para o Direito
Capítulo 6- Reflexões acerca da contemporaneidade: da educação superior à atuação do sistema jurídico
6.1. Digressão sobre a necessidade de um saber emancipatório para o Direito: esboço de uma leitura de matriz psicanalítica -
a "Justiça" não tão justa e o sintoma da violência
Reflexões pessoais
Apêndice - Apontamentos metodológicos
Referências
Direito Constitucional
Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito
Introdução ao Direito -> História do Direito
Introdução ao Direito -> Metodologia