Título: As Competências para Regulação dos Serviços Públicos
Editora:Verbatim
Autor: Rodrigo Augusto de Carvalho Campos
ISBN: 9788561996642
Disponibilidade: Pronta Entrega
Nº de Páginas: 128
Encadernação: Brochura
Ano: 2012
Resenha:
O Brasil adotou uma federação de três níveis. União, Estados e Municípios (além, claro, do Distrito Federal) têm competências legislativas e administrativas que, no dia a dia, acabam encontrando-se e chocando-se. E isso é cada vez mais comum, pelo aumento da complexidade da vida, da economia e da política.
Em relação aos grandes serviços públicos, o choque de normas tem um interesse todo especial. Com as reformas regulatórias das últimas décadas, tentou-se conferir alguma coesão e estabilidade às normas setoriais, inclusive para dar segurança aos elevados investimentos necessários à expansão da infraestrutura e, ao mesmo tempo, garantir direitos aos cidadãos. Só que o mundo não para. A todo momento aparece uma nova lei, que busca influir no regime dos serviços públicos. As inspirações são variadas: consumeristas, sociais, urbanísticas, ambientais, etc. Quem vai negar a importância dos valores que inspiram essas leis? Mas será que todas elas podem conviver?
Como as competências para tratar desses assuntos estão de algum modo dispersas entre os vários entes da Federação, é sempre fascinante a discussão jurídica sobre a aplicabilidade ou não, a serviço público da titularidade de um deles, das normas feitas por algum outro. Que critérios usar para dirimir esses conflitos de competência? Não há respostas fáceis.
É sobre este fascinante problema que se debruçou o Dr. Rodrigo Augusto de Carvalho Campos, um experiente Procurador do Estado de São Paulo e estudioso sério e maduro do direito público brasileiro. O resultado é este livro, que teve origem nas pesquisas acadêmicas que o levaram a tornar-se mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em banca de que também participaram os eminentes profs. Jacintho Arruda Câmara e Vera Monteiro. Acompanhei-o em seu caminho, como orientador, e pude testemunhar a profundidade da pesquisa, a consistência da análise e, ainda, o impacto de seu trabalho naqueles que o leram. O Dr. Rodrigo é um profissional de alto valor, cuja produção merece ser conhecida.
O encanto especial do livro está no material em que se baseou e na contribuição original que, em virtude disso, aporta ao debate. Trata-se de uma ampla pesquisa sobre o modo como os Tribunais Superiores do País vêm enfrentando os casos de confluência de competências. O autor faz uma radiografia caótico de decisões; longe disso. É uma tentativa sofisticada de compreender, de identificar tensões, de conferir tendências. É um trabalho que, para além de revelar o estado da questão na jurisprudência superior, ajuda a entender como pensa e age nossa Justiça.
CARLOS ARI SUNDFELD
Professor da Escola de Direito da FG V-SP e da PUC -SP
Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público
Sumário:
Introdução
1 Pressupostos Teóricos
1.1 A distribuição constitucional de competências
1.2 A noção de serviço público adotada
1.3 A regulação dos serviços públicos
1.4 Segurança jurídica e desenvolvimento
2 Material e método
3 Discussão da jurisprudência
3.1 Intervenções para a proteção do usuário
3.2 Intervenções com viés social
3.3 Intervenções para a tutela ambiental
3.4 Intervenções para ordenação urbana
3.5 Intervenções na conformação das tarifas
3.6 Imbricações diversas de competências sobre o serviço público
Rodrigo Augusto de Carvalho Campos
Procurador do Estado de São Paulo, atualmente ocupando o cargo de Procurador Chefe da Consultoria Jurídica da Secretaria de Energia.
Mestre em Direito do Estado, sub-área de Direito Administrativo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ex-Procurador do Estado do Paraná.
Obra vencedora do Prêmio Procuradoria Geral do Estado 2010.