Culturalismo Jurídico: encontro Brasil-Espanha

Editora: Manole

Autor: Cláudio Lembo

ISBN: 8598416010

R$77,00 R$65,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 230

Encadernação: Flexível

Ano: 2004

Título: Culturalismo Jurídico: encontro Brasil-Espanha

Editora:Manole

Autor: Cláudio Lembo

ISBN: 8598416010

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 230

Encadernação: Flexível

Ano: 2004

Resenha:

As comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo contaram com eventos relativos às mais diversas circunstâncias que envolvem a metrópole paulistana. A análise da presença espanhola na formação de São Paulo e do Brasil ficou por conta do Instituto Tancredo Neves, que organizou o Seminário Brasil Espanha: Culturalismo Jurídico. Nesta ocasião, ilustres professores da Universidade de Salamanca, da Universidade de Valladolid (Espanha), da Universidade de São Paulo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Fundação Armando Álvares Penteado e do Centro de Extensão Universitária (Brasil), em cenários acadêmicos paulistanos, apresentaram exposições atinentes aos laços culturais comuns à rica herança ibero-americana, resgatando figuras, episódios e doutrinas que, oriundas do Reino da Espanha, acabaram por produzir profunda influência na formação do pensamento jurídico brasileiro.
Esta obra busca registrar os momentos mais relevantes do referido seminário e enaltecer, mediante documento escrito, a valiosa contribuição de renomados professores à manutenção de cultura singular pelos seus traços humanísticos e especificidades muito características. Busca também oferecer à nossa literatura jurídica informações sobre fatores que influenciaram a evolução da nossa realidade.
Trechos extraídos da Apresentação de Cláudio Lembo e
do Prefácio de Monica Herman Salem Caggiano
Coordenador
Cláudio Lembo
Governador do Estado de São Paulo. Presidente do Instituto Tancredo Neves/São Paulo. Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Organizadores
João Bosco Coelho Pasin
Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária - CEU - e pela Universidade de Salamanca - USAL. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Doutorando em Direitos e Garantias do Contribuinte pela Universidade de Salamanca - USAL. Bolsista do Banco Santander Central Hispano SA - BSCH - e da USAL. Grado de Salamanca 2003. Membro Associado da Academia Brasileira de Direito Tributário - ABDT. Advogado. Professor Assistente do curso de pós-graduação latu sensu em Direito Tributário do Centro de Expansão Universitária - CEU.
Pilar Jiménez Tello
Especialista em Estúdios de la Universidad de Salamanca. Curso de Doctorado en el Programa de Derecho y Garantías del Contribuyente en la Universidad de Salamanca. Investigadora en el Área de Derecho Administrativo de la Universidad de Salamanca. Miembro del Consejo de Gobierno de la Universidad de Salamanca. Miembro del Consejo Social de la Universidad de Salamanca.
Mônica Herman Salem Caggiano
Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professora Titular de Direito Constitucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora Cultural do Instituto Tancredo Neves/São Paulo. Chefe de Gabinete do Vice-Governador do Estado de São Paulo.

Direito Comparado

Introdução ao Direito -> Sociologia do Direito

Introdução ao Direito -> Teoria Geral do Direito

Livros em Promoção -> Promoção