História Argumentada da Filosofia Moral e Política

Editora: UNISINOS

Autor: Alain Caillé, Christian Lazzeri, Michel Senellart (ORGANIZADORES)

ISBN: 9788574311999

R$120,00 R$100,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 721

Encadernação: Brochura

Ano: 2006

Título: História Argumentada da Filosofia Moral e Política

Editora:UNISINOS

Autor: Alain Caillé, Christian Lazzeri, Michel Senellart (ORGANIZADORES)

ISBN: 9788574311999

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 721

Encadernação: Brochura

Ano: 2006

Resenha:

Ser feliz sozinho ou em conjunto: os indivíduos ou as comunidades poderiam ter algum outro objetivo? Como entender esse ser feliz em conjunto? No cerne da interrogação se oculta uma outra, que vem sendo renhidamente discutida após vinte e cinco séculos: existiria algum outro fundamento possível para a política e a moral além do interesse? E o interesse, pos sua vez, consistiria em outra coisa além de buscar a felicidade, o prazer e a utilidade? De que instrumentos intelectuais dispõe o pensamento político para pensar essa articulação?
A partir dessas questões foi organizada esta obra, propondo uma história da filosofia moral e política ambiciosa e original.
Quatro dezenas de especialistas franceses e estrangeiros, dentre os mais reconhecidos em sua especialidade, apresentam aqui de maneira acessível o resultado de seus trabalhos. De Platão a John Rawls, passando por Maquiavel, Adam Smith e Rosseau, de Montesquieu a Weber e Walras, eles mostram como as interrogações vão se deslocando e as hipóteses se reformulando, evidenciando em seus pontos de ruptura e continuidade.
Esta história argumentada da filosofia moral e política, sem desconhecer que existem diferenças irreconciliáveis, optou por demonstrar que até entre as doutrinas mais contrastantes pode surgir um diálogo e podem criar-se pontos de encontro e de debates inesperados.
Destinado em primeira linha a estudantes e docentes, mas também ao grande público, este livro, que simultaneamente é um instrumento de introdução às pesquisas mais recentes, constitui uma obra de referência sem equivalente.
Sumário: Prólogo; Introdução geral; Seção 1 - Da Antigüidade às Luzes: Parte 1: A Antigüidade - Virtude, natureza, felicidade; Parte 2: Cristianismo e Idade Média - O amor de Deus, da caridade à beatitude; Parte 3: A Renascença - A fortuna e a graça; Parte 4: A idade clássica - Surgimento do interesse racional. Seção 2 - Das Luzes aos dias de hoje; Parte 5: As Luzes - Entre o cálculo e a lei moral; Parte 6: O longo século XIX - Entre o utilitarismo e o antiutilitarismo; Parte 7: O curto século XX - A felicidade obrigatória; Parte 8: Debates contemporâneos - Moral e política para além da utilidade?. Índice de nomes; Índice; Os autores.

Filosofia

Introdução ao Direito -> Filosofia do Direito

Livros em Promoção -> Promoção

Política