Elementos de Direito Comparado

Editora: Sergio Antonio Fabris Editor

Autor: Luís Fernando Sgarbossa e Geziela Jensen

ISBN: 9788575254417

R$92,00
ADICIONAR AO CARRINHO

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 293

Encadernação: Capa Dura

Ano: 2008

Título: Elementos de Direito Comparado

Editora:Sergio Antonio Fabris Editor

Autor: Luís Fernando Sgarbossa e Geziela Jensen

ISBN: 9788575254417

Disponibilidade: Pronta Entrega

Nº de Páginas: 293

Encadernação: Capa Dura

Ano: 2008

Subtítulo: - Ciência, Política Legislativa, Integração e Prática Judiciária
LUÍS FERNANDO SGARBOSSA:
Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (Curitiba - PR). Membro da Associazione Italiana di Diritto Comparato - AIDC (Florença), seção italiana da Association Internationale des Sciences Juridiques - AISJ (Paris).

GEZIELA JENSEN
Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (PR). Membro da Associazione Italiana di Diritto Comparato - AIDC (Florença), seção italiana da Association Internationale des
Sciences Juridiques - AISJ (Paris).

Encadernado com marcador em fita acetinada

RESENHA:
A presente obra permite uma visão geral sistemática, coerente e atualizada sobre o Direito Comparado. Avançando progressivamente, parte de sua caracterização como ciência (Capítulo I), passando por sua relevância e utilizações (Capítulo II), chegando aos conceitos, categorias e institutos da disciplina (Capítulo III). Seguindo a progressão informada pela complexidade da matéria, aborda de maneira pioneira a metodologia da realização da pesquisa comparativa (Capítulo IV), inovando substancialmente ao traçar um roteiro para a realização de investigações científicas ou práticas através dos métodos comparativos. Por fim, conclui com a análise do fascinante e complexo tema das recepções de direito (Capítulo V), fazendo, ao final, o estudo crítico de algumas recepções de direito havidas no Brasil. A obra abraça a vertente crítica do Direito Comparado e encontra-se respaldada por ampla pesquisa doutrinária, compreendendo desde as obras clássicas da literatura comparativa até as mais recentes, nacionais e estrangeiras, de livros e periódicos. Encontra-se, outrossim, em sintonia com as mais recentes tendências do Direito Comparado e dos programas de graduação e de pós-graduação das mais conceituadas instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras. Associa a disciplina, outrossim, a temas relevantes na contemporaneidade internacionalizada, como a integração regional, a cooperação judiciária internacional e a aplicação extraterritorial do direito. Um livro fundamental para a formação do bacharel e indispensável ao pós-graduando e juristas em geral e, particularmente, aos que desenvolvem suas atividades no âmbito do Direito Comparado ou disciplinas afins, como o Direito Internacional e o Direito Comunitário.


SUMÁRIO:
Introdução. 11
Capítulo 1
Direito Comparado como Método e como Ciência 17
Capítulo II
Importância e Funções do Direito Comparado 37
Capítulo III
Conceitos e Institutos Básicos do Direito Comparado 83
Capítulo IV
Métodos do Direito Comparado 179
Capítulo V
Direito Comparado e o Controle das Recepções de Direito 213
Conclusão 268
Índice sistemático 273
Índice alfabético-remissivo 277
Índice onomástico 283
Referências bibliográficas 287

Direito Comparado

Introdução ao Direito -> Hermenêutica

Introdução ao Direito -> História do Direito